sábado, 19 de abril de 2014

Artigo

POLÊMICA PERANTE A SOCIEDADE
Por: Luciana Oliveira.


A curiosa polêmica criada pelo professor de filosofia Antônio Kubitschek, automaticamente fez com que as pessoas pensassem mesmo concordando ou não com sua atitude provocativa de chamar a atenção dos alunos em uma de suas provas. Sua verdadeira intenção, era sim poder ir mais além do que um simples debate em sala de aula e fazer como um todo pensar, sendo que obviamente seu ato seria rapidamente repassado entre as pessoas, redes sociais enfim com a mídia no geral.
Como as pessoas recebem algo polêmico como este, será que verdadeiramente conseguiram compreender qual ponto ideológico o professor quis tocar?
Houve depoimentos de pais de alunos, assim que surgiu o assunto, dizendo ser absurda sua atitude como professor enquanto alunos acharam divertida sua questão na prova, pois avaliaram como algo para tirar a tensão em sala de aula.
Ao fazer uma simples análise a este respeito, podemos observar em alguns casos o despreparo de algumas pessoas no quesito “pensar”! Talvez este seja o real motivo da ação do professor, o de nos convidar como sociedade a pensar, refletir, seguir o famoso e imprescindível “Por quê?”, a olhar para o mundo de uma maneira mais crítica, mudando o simples fato de tudo aceitar sem se questionar. Ao seguir este novo hábito de ser, pensar e agir, naturalmente mudamos todos os conceitos referentes a política, religião ou da própria sociedade em geral. Por exemplo, através desta polêmica, ela nos leva a pensar nos problemas educacionais das escolas públicas pelo fato de termos um governo falho tanto com a escola em si como com os professores, podemos discutir sobre culturas musicais como a que ponto tal gênero musical é valido ou não, ou seja, são vários assuntos abrangentes um seguidos do outro, que podem ser posto como prática de discussão.

Um comentário:

  1. Polêmica perante a sociedade se torna um artigo interessante, pois não é apenas o fato da polêmica em si, mais sim, tudo aquilo que a sociedade não compreende e os meios midiáticos fazem questão de "sensacionalizar" simplesmente para vender mais, não se preocupando com os verdadeiros pontos a serem discutidos. Afinal a sociedade costuma criticar de maneira irracional, tudo o que não tem a capacidade de compreender. Ou seja, o medo gera incompreensão. Portanto parabéns ao Professor Antônio, que conseguiu incitar está sociedade que está se tornando medíocre a pensar em alguma coisa, mesmo que a grande maioria talvez não tenha compreendido o verdadeira razão.
    Ricardo J. Alves

    ResponderExcluir